A diabetes tipo II é uma doença crónica metabólica, caracterizada por elevados níveis de glicose no sangue, também conhecida por hiperglicemia. Esta ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente. A longo prazo, os efeitos desta doença incluem graves danos no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos.
Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo II. A prevalência da doença está a aumentar de forma acelerada, ultrapassando já os 420 milhões de pessoas afectadas em todo o mundo.
O risco de desenvolvimento da diabetes tipo II é determinado por uma interacção de factores genéticos, metabólicos e ambientais.
Antecedentes familiares de diabetes tipo II, idade, obesidade e pouca actividade física contribuem para identificar os indivíduos com elevado risco de desenvolver a doença. Aliado a estes factores de risco, foram descobertos diversos genes relacionados com a predisposição para a doença, o que implica que as pessoas com mutações nestes genes têm uma maior probabilidade de a desenvolver.
Ter consciência dos factores de risco de desenvolvimento de diabetes tipo II promoverá o rastreio, a prevenção, a detecção e o tratamento precoce em populações de alto risco com o objectivo de diminuir as complicações associadas à mesma.
Trata-se de um estudo genético de alta sensibilidade e especificidade, que inclui a análise simultânea de 16 variantes genéticas de maior valor predictivo na predisposição para desenvolver diabetes tipo II. O resultado do teste tem em consideração os antecedentes familiares e os dados antropométricos do paciente.
A diabetes tipo II é praticamente assintomática nas fases iniciais, o que leva a um atraso no seu diagnóstico.
Como referido, 90% dos casos de diabetes são do tipo II. No entanto, é possível evitar o desenvolvimento precoce da doença através de um plano de prevenção adequado, uma vez conhecido o risco através do teste genético.
Em situações de pré-diabetes, a determinação do risco genético para desenvolver a doença é fundamental para determinar o tipo de medidas preventivas a implementar, de modo a reverter esta situação.
A determinação da predisposição genética para desenvolver diabetes tipo II pode ser realizada em qualquer etapa da vida.
Este estudo é indicado a qualquer pessoa com:
Todo o processo é muito simples:
Requisitar o kit
Preencher Formulário e assinar o Consentimento Informado
Fazer a colheita de saliva no dispositivo que segue com o seu kit
Enviar a amostra para o Laboratório
Para realizar o teste, basta que entre em contacto connosco:
– por telefone: 223 211 454
– por email: info@genetyca-icm.com
Trataremos de agilizar todo o processo consigo, garantindo apoio do primeiro ao último passo.Em apenas 20 dias terá o relatório nas suas mãos.
Este teste foi desenvolvido em colaboração com científicos e endocrinologistas do Massachusetts General Hospital (Boston, USA) e do Broad lnstitute of MIT and Harvard, (Cambridge, USA).