A intolerância alimentar é uma reacção adversa do corpo causada pelo consumo de certos alimentos. Afecta cada indivíduo de maneira diferente, sendo necessário estudar cada caso de forma individualizada.
Uma intolerância alimentar pode dar origem a sintomas tão comuns como dor de cabeça, problemas gastrointestinais ou inchaço da barriga. As intolerâncias alimentares, ao contrário das alergias, não libertam anticorpos, estando directamente relacionadas com o processo enzimático que é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos.
Caso tenha a persistência de um dos seguintes sintomas, provavelmente sofrerá de uma intolerância alimentar:
Intolerância ao Glúten
Pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. O consumo de alimentos com glúten causa sintomas gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, intolerância à lactose, anorexia e perda de peso. Em casos extremos, o indivíduo poderá sofrer de doença celíaca, uma doença autoimune que envolve factores genéticos e factores ambientais.
Intolerância à Lactose
Bastante comum nos adultos, ocorre devido a uma diminuição ou ausência de lactase, uma enzima necessária para metabolizar o açúcar no leite e outros produtos lácteos. O consumo de alimentos que contêm lactose causa sintomas gastrointestinais, como diarreia, náuseas e flatulência.
Intolerância à Frutose
Mais frequente nas crianças, no entanto, em muitos casos, só é diagnosticada já em idade adulta. O consumo de alimentos que contenham frutose ou sacarose, como a maioria das frutas e vegetais, causa dor abdominal, vómitos e hipoglicemia. O consumo contínuo desses alimentos pode causar danos irreversíveis no fígado e nos rins.
Estas três intolerâncias têm predisposição genética mas, para se desenvolverem, é necessário que o indivíduo com mutação genética seja “exposto” ao factor que “desperta” a doença.
Os sintomas destas três intolerâncias são muito semelhantes, provocando patologia gastrointestinal.
A detecção precoce pode prevenir o aparecimento dos sintomas. Se já tem sintomas, bastará remover da sua dieta habitual o grupo de alimentos para o qual apresenta intolerância.
O teste é recomendado para os seguintes grupos:
Para realizar o teste, basta que entre em contacto connosco:
– por telefone: 223 211 454
– por email: info@genetyca-icm.com
Trataremos de agilizar todo o processo consigo, garantindo apoio do primeiro ao último passo.Em apenas 20 dias úteis terá o relatório nas suas mãos.